PLANEJAMENTO
DIÁRIO - CRECHE
1-
ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS: Giselly Brasil Xavier
Juviliana Moreira Paula
Natalia de Vasconcelos Saraiva
Vanessa Nunes Camargo
2-
PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva
Pessoni Santos
3-
INSTITUIÇÃO
EDUCATIVA:
Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira
4- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Jardins
I e II
5-
DATA:
11 de setembro de 2013
6- PROJETO:
Viajando por novos caminhos
7- JUSTIFICATIVA:
Vislumbrando
as crianças como seres de direitos que constrói sua identidade e sua concepção
de mundo a partir da cultura que esta inserida é que pretendemos propor algumas
novas experiências. As experiências a serem proporcionadas têm como finalidade
desencadear o diálogo, a troca de experiências e ampliar o universo de
conhecimentos das crianças. Para isso, serão utilizadas múltiplas linguagens
como ferramentas para a construção do entendimento de mundo.
A
partir da roda de conversa que tivemos com as crianças para reavaliar a prática
do encontro anterior, percebemos o interesse das mesmas por alguns elementos
mencionados na música “O pano Encantado” que foram o barco, a ponte, o trio
elétrico e o cavalo. Trabalharemos os itens mencionados um em cada encontro. Neste
encontro, o trabalho centrará na figura do cavalo.
8- OBJETIVOS:
·
Possibilitar
as crianças um ambiente prazeroso, agradável e instigante para novas
descobertas;
·
Incentivar a curiosidade e o diálogo;
·
Propiciar
a interação e socialização das crianças entre si e com os adultos;
·
Apropriar
a da oralidade em movimento e ampliá-la;
·
Incentivar
a criatividade.
9- ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES
SIGNIFICATIVAS:
1º
momento: Será feita a acolhida na sala de vídeo com a
dramatização da história “as viagens do elefante trombinha” através de
fantoches;
2º momento: Oficina de arte com a
confecção do cavalo de papelão com prendedor e pintura com tinta guache;
3º
momento: As crianças serão convidadas a dramatizar a música
utilizando os panos de TNT;
4º
momento: Novamente na sala de vídeo faremos uma roda para a
brincadeira “se eu fosse um cavalinho”, em que galoparam em um cavalinho de
sucata no centro da rodinha, cantando a música;
Fechamento
do dia: Sentar novamente com as crianças, avaliar as
experiências vivenciadas e planejar junto com elas o próximo encontro.
10--RECURSOS:
Utilizaremos dos materiais disponíveis pelas estagiárias, para a realização da
proposta de trabalho. Os materiais são: fantoches da história do elefante,
papelão, tinta guache, prendedor de roupa, linha de crochê nas cores: laranjada
e amarelo, olhos móveis, painel da fazenda, cavalo de madeira, cola, tesoura,
TNT, CDs, aparelho de som, notebook e máquinas fotográficas.
11-ORGANIZAÇÃO
DO ESPAÇO: As atividades serão realizadas na sala
de vídeo e no refeitório, na qual será feito rodinhas de conversa com todas as
crianças, tanto para a hora da história, quanto para o quarto momento, a
avaliação. Será feito também, oficina para a produção de um cavalo de papelão
no refeitório, dramatização da música pano encantado, ambos com as crianças
divididas em grupo, e brincadeiras de roda.
12-AVALIAÇÃO:
No
decorrer do processo de desenvolvimento das vivências, as crianças serão
observadas atentamente como se interagem umas com as outras, suas conversas e
interesses, suas curiosidades, o modo como brincam e a maneira que participam
de cada momento proposto.
13-REAVALIANDO
O DIA:
Essa vivência foi muito
gratificante, desde o inicio o elemento que as crianças mais aclamaram na
música “O Pano Encantado” foi o cavalo, assim as nossas expectativas eram
grandes. Eles conheceram a sela do cavalo e exploraram todo o ambiente que foi
preparado. No momento da historia do Elefante Trombinha, elas se interessaram e
prestaram muita atenção. Na dramatização da música e na dança de roda “Se eu
fosse um cavalinho” houve muita interação e comunicação.
A montagem do cavalo foi riquíssima, pois eles
viveram a emoção de construir o seu próprio brinquedo, pintaram com tinta guache,
montaram e depois brincaram com os cavalinhos.
Foi perceptível que alcançamos
nossos objetivos, os quais buscavam a interação, a curiosidade, a criatividade,
os momentos prazerosos, o diálogo. Sempre atendendo os interesses das crianças,
e as valorizando como seres de direitos, de vontade própria e que merecem ser
ouvidas.
14-FONTES
DE CONSULTAS: Músicas “o pano encantado” e cantigas
retiradas do site: www.youtube.com.br
e cavalo de prendedor retirado do blog http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/11/cavalo-de-prendedor-modelo.html.
Recursos:
Para
a realização da presente proposta de trabalho, utilizaremos dos materiais
disponíveis pelas estagiárias. Os materiais são: fantoches para dar
continuidade à história, saco de TNT, bacias plásticas, papel cartão, palitos
de churrasco, jornais, folhas de chamex, cola, tesoura, CDs, aparelho de som,
notebook e máquinas fotográficas.
Organização
do espaço:
As atividades serão realizadas na sala de vídeo, na qual será
apresentado a continuação da história “As viagens do elefante Trombinha”
utilizando fantoches, também serão confeccionados barcos, com papel cartão e
recortes de jornais. Bacias com água ficaram expostas no chão, para se brincar
com os barquinhos. Para isso dividiremos as crianças em pequenos grupos, após
haverá uma roda de conversa para avaliar juntamente com elas a prática do dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário