PLANEJAMENTO
DIÁRIO - CRECHE
1-
ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS: Giselly
Brasil Xavier
Juviliana Moreira Paula
Natalia de Vasconcelos Saraiva
Vanessa Nunes Camargo
2-
PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva
Pessoni Santos
3-
INSTITUIÇÃO
EDUCATIVA:
Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira
4- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Jardins
I e II
5-
DATA:
16 de setembro de 2013
6-
PROJETO:
VIAJANDO POR NOVOS CAMINHOS
7-
JUSTIFICATIVA:
A
brincadeira e o brinquedo fazem parte da construção da aprendizagem da criança.
Situações lúdicas proporcionam momentos agradáveis, prazerosos e de rica troca
de conhecimentos que contribuem com o desenvolvimento humano nas diferentes
dimensões, dentre elas sócio afetiva, cognitiva e físico motor. Através das experiências
que iremos realizar pretendemos aguçar a curiosidade e imaginação, a interação
entre elas, a autonomia desafiando as crianças, possibilitando descobertas e novas
aprendizagens por meio do lúdico e de oficina de arte.
A
partir dos interesses demonstrados novamente pelas crianças na segunda vivência
pelos mesmos objetos citados na primeira vivência, trabalharemos os demais
elementos mencionados na música “O pano encantado” que foram o barco, a ponte e
o trio elétrico. Neste encontro, o trabalho terá por foco a figura do barco e
da ponte.
8-OBJETIVOS:
ü Incentivar
as crianças a se manifestarem por meio de múltiplas linguagens;
ü Promover
a socialização das crianças;
ü Desenvolver
coordenação motora fina;
ü Propiciar
as crianças o prazer de ser protagonista na construção de seu conhecimento;
ü Instigar
a análise e formulação de novos conceitos.
9-
ASSUNTOS
– ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:
1º momento:
Em uma rodinha de conversa será apresentada as crianças, várias imagens de
pontes e barcos.
2º
momento: Apresentaremos uma nova aventura do elefante Trombinha e as amigas
palhacinhas com um saco mágico, onde será trabalhado o barco e a ponte.
3º momento:
Todos juntos irão confeccionar um barco e realizar colagem no mesmo.
4º momento:
Será realizada com as crianças a brincadeira do barco na água.
5º momento:
As crianças serão convidadas a dramatizar a música utilizando os tapetes de
TNT.
Fechamento do dia: Sentar
novamente com as crianças, avaliar as experiências vivenciadas e planejar junto
com elas o próximo encontro.
10- RECURSOS:
Para a realização da
presente proposta de trabalho, utilizaremos dos seguintes materiais: fantoche
para dar continuidade à história, saco de TNT, bacias plásticas, papel cartão, palitos
de churrasco, jornais, folhas de papel sulfite, cola, tesoura, CDs, aparelho de
som, notebook e máquinas fotográficas.
11-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:
As
atividades serão realizadas na sala de vídeo, na qual será apresentado a
continuação da história “As viagens do elefante Trombinha” utilizando
fantoches, também serão confeccionados barcos, com papel cartão e recortes de
jornais. Bacias com água ficaram expostas no chão, para se brincar com os
barquinhos. Para isso dividiremos as crianças em pequenos grupos, após haverá
uma roda de conversa para avaliar juntamente com elas a prática do dia.
12-AVALIAÇÃO:
Acontecerá durante todo
processo das práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças. Da forma que
elas trocam conhecimentos umas com outras, do diálogo realizado entre elas, de
suas expressões e reações, suas habilidades e dificuldades, interações com os
objetos e com o meio que está sendo realizadas essas práticas.
13-REAVALIANDO O DIA:
Esse
registro será feito ao final de cada dia!
14-FONTES DE CONSULTAS:
Os barquinhos no qual as crianças
vão fazer a montagem e a colagem foram
tirados de <http://criatividadecomcarinho.blogspot.com.br/2012/01/sugestoes-para-marco.html>,
Acesso em: 12 set.2013 e os barquinhos de dobradura, foram
produções próprias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário