domingo, 6 de outubro de 2013

Planejamento Diário (Creche - 3º vivência)


http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT5wDZqvA6AEuCx3zK_lFG-EoWo2wJ_LFlBcJhZkeAzzslH0YsV
                                                          
                                                   PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1-      ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:   Giselly Brasil Xavier
                Juviliana Moreira Paula
                Natalia de Vasconcelos Saraiva
                Vanessa Nunes Camargo

2-      PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos

3-      INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira

4-      IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Jardins I e II

5-      DATA: 16 de setembro de 2013

6-      PROJETO: VIAJANDO POR NOVOS CAMINHOS

7-      JUSTIFICATIVA:
A brincadeira e o brinquedo fazem parte da construção da aprendizagem da criança. Situações lúdicas proporcionam momentos agradáveis, prazerosos e de rica troca de conhecimentos que contribuem com o desenvolvimento humano nas diferentes dimensões, dentre elas sócio afetiva, cognitiva e físico motor. Através das experiências que iremos realizar pretendemos aguçar a curiosidade e imaginação, a interação entre elas, a autonomia desafiando as crianças, possibilitando descobertas e novas aprendizagens por meio do lúdico e de oficina de arte.
A partir dos interesses demonstrados novamente pelas crianças na segunda vivência pelos mesmos objetos citados na primeira vivência, trabalharemos os demais elementos mencionados na música “O pano encantado” que foram o barco, a ponte e o trio elétrico. Neste encontro, o trabalho terá por foco a figura do barco e da ponte.

8-OBJETIVOS:

ü  Incentivar as crianças a se manifestarem por meio de múltiplas linguagens;
ü  Promover a socialização das crianças;
ü  Desenvolver coordenação motora fina;
ü  Propiciar as crianças o prazer de ser protagonista na construção de seu conhecimento;
ü  Instigar a análise e formulação de novos conceitos.


9-    ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:
1º momento: Em uma rodinha de conversa será apresentada as crianças, várias imagens de pontes e barcos.
 2º momento: Apresentaremos uma nova aventura do elefante Trombinha e as amigas palhacinhas com um saco mágico, onde será trabalhado o barco e a ponte.
3º momento: Todos juntos irão confeccionar um barco e realizar colagem no mesmo.
4º momento: Será realizada com as crianças a brincadeira do barco na água.
5º momento: As crianças serão convidadas a dramatizar a música utilizando os tapetes de TNT.
Fechamento do dia: Sentar novamente com as crianças, avaliar as experiências vivenciadas e planejar junto com elas o próximo encontro.

10- RECURSOS:

 Para a realização da presente proposta de trabalho, utilizaremos dos seguintes materiais: fantoche para dar continuidade à história, saco de TNT, bacias plásticas, papel cartão, palitos de churrasco, jornais, folhas de papel sulfite, cola, tesoura, CDs, aparelho de som, notebook e máquinas fotográficas.


11-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:

As atividades serão realizadas na sala de vídeo, na qual será apresentado a continuação da história “As viagens do elefante Trombinha” utilizando fantoches, também serão confeccionados barcos, com papel cartão e recortes de jornais. Bacias com água ficaram expostas no chão, para se brincar com os barquinhos. Para isso dividiremos as crianças em pequenos grupos, após haverá uma roda de conversa para avaliar juntamente com elas a prática do dia.


12-AVALIAÇÃO:

Acontecerá durante todo processo das práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças. Da forma que elas trocam conhecimentos umas com outras, do diálogo realizado entre elas, de suas expressões e reações, suas habilidades e dificuldades, interações com os objetos e com o meio que está sendo realizadas essas práticas.



13-REAVALIANDO O DIA:
Esse registro será feito ao final de cada dia!


14-FONTES DE CONSULTAS:

Os barquinhos no qual as crianças vão fazer a montagem e a colagem  foram tirados de <http://criatividadecomcarinho.blogspot.com.br/2012/01/sugestoes-para-marco.html>, Acesso em: 12 set.2013 e os barquinhos de dobradura, foram produções próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário