domingo, 6 de outubro de 2013

Planejamento Diário (Creche - 4º vivência)


http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT5wDZqvA6AEuCx3zK_lFG-EoWo2wJ_LFlBcJhZkeAzzslH0YsV
                                                          
                                                   PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1-      ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:   Giselly Brasil Xavier
                Juviliana Moreira Paula
                Natalia de Vasconcelos Saraiva
                Vanessa Nunes Camargo

2-      PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos

3-      INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira

4-      IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Jardins I e II

5-      DATA: 25 de setembro de 2013

6-      PROJETO: VIAJANDO POR NOVOS CAMINHOS COM A TURMA DO JARDIM

7-      JUSTIFICATIVA:
A criança apreende os conhecimentos pelas interações socioculturais e pelas múltiplas linguagens que lhes são proporcionadas. Um ambiente educativo rígido, uno, centrado na visão do adulto dificilmente permite a criança explorá-lo e reinventá-lo, reduzindo os conhecimentos a um repasse de informações. Com a perspectiva de contrapor esse modo de conceber e organizar a prática pedagógica na educação infantil pretende-se criar um ambiente aberto ao diálogo e propício às interações, prazeroso e agradável que desperte a imaginação e curiosidade nas crianças. Para isso serão inseridos novos conhecimentos por meio de objetos, informações, situações com o intuito de ampliar o universo das crianças; a intenção é suscitar questionamentos, debates e um campo de novas possiblidades.

8-OBJETIVOS:

ü    Ampliar os conhecimentos das crianças através do que lhe dá prazer;
ü    Despertar a imaginação e a curiosidade nas crianças sobre novos objetos;
ü    Desenvolver a criatividade;
ü    Desenvolver a coordenação motora fina;
ü    Promover a socialização;
ü    Instigar a análise e formulações de ideias.


9-    ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:
1º momento: Será apresentada a continuação da história: As aventuras do elefante Trombinha no qual se passará no Rio de Janeiro.
2º momento: Apresentaremos em slides tudo que foi realizado durante os encontros com as crianças.
3º momento: As crianças serão convidadas para se caracterizarem para a festa de carnaval fora de época.
4º momento: Encenação da música O Pano Encantado utilizando os tapetes de TNT.
CULMINÂNCIA: Festa de carnaval fora de época e brincadeiras.

10- RECURSOS:

 Os materiais a serem utilizados para a realização da proposta de trabalho serão disponibilizados por nós, estagiárias. Os materiais são: fantoches, papel cartão, balões, fitilhos, espelho, TNT, tinta, televisão, notebook, cd’s, aparelho de som, máquina fotográfica.

11-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:

As atividades serão realizadas na sala de vídeo. Este espaço será decorado com balões e fitilhos, no qual apresentaremos a continuação da história “As aventuras do elefante Trombinha”, um espelho será colocado em um canto, para as crianças se prepararem e se verem para festa final no trio elétrico. Ficará também um espaço livre para a dramatização da música “O Pano Encantado”.


12-AVALIAÇÃO:

Será realizada ao longo da proposta de trabalho; centrará principalmente na observação da expressão de cada criança, nos sorrisos, nos movimentos, nas falas emitidas, nas relações estabelecidas.  A criatividade e habilidades serão avaliadas por meio das brincadeiras e interações uns com os outros.


13-REAVALIANDO O DIA:
Esse registro será feito ao final de cada dia!


14-FONTES DE CONSULTAS:

As músicas para o momento da festa serão retiradas do site: www.youtube.com, e os para os outros momentos serão de produção própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário