domingo, 6 de outubro de 2013

Planejamento Diário (Creche - 1º vivência)


http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT5wDZqvA6AEuCx3zK_lFG-EoWo2wJ_LFlBcJhZkeAzzslH0YsV
                                                          
                                                   PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1-      ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:  Giselly Brasil Xavier
                Juviliana Moreira Paula
                 Natalia de Vasconcelos Saraiva
                Vanessa Nunes Camargo

2-      PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos

3-      INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira

4-      IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Jardins I e II

       5- DATA: 04 de setembro de 2013

6-      JUSTIFICATIVA:
Entendemos que a educação infantil deve possibilitar o desenvolvimento das múltiplas dimensões da criança. Para tanto, partimos do principio que a criança é um sujeito ativo e afetivo que produz sentido sobre o mundo, mas para isso ela precisa ser permanentemente instigada em seu meio social no qual está mergulhada. A proposta deste trabalho busca por meio do diálogo, do debate, das trocas de conhecimentos, das brincadeiras desenvolver e valorizar as múltiplas formas de se expressar das crianças.  

7-     OBJETIVOS:

ü  Incentivar as crianças a se manifestarem por meio de múltiplas linguagens;
ü  Considerar as vozes das crianças como elementos estruturantes da condução e recondução do trabalho;
ü  Propiciar as crianças participação ativa no caminho de investigação e descoberta dos conhecimentos;
ü  Incentivar a prática do diálogo, do respeito das ideias e opiniões dos outros;
ü  Instigar a análise e formulações de ideias.


8-     ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:
1º momento: Em uma rodinha de conversa será realizada a apresentação do grupo de estágio às crianças, no qual, será exposto o nome das estagiárias e o local que mais gostamos de passear, da mesma forma as crianças farão;
 2º momento: Apresentaremos uma paródia da música: “o elefante trombinha”, no qual iremos expor os objetos mencionados na música: “o pano encantado”;
3º momento: Vamos juntos com as crianças explorar os objetos mencionados na música e registrar a escrita em um papel pardo de cada um deles;
4º momento: As crianças serão convidadas a dramatizar a música utilizando os tapetes de TNT.
Fechamento do dia: Sentar novamente com as crianças, avaliar as experiências vivenciadas e planejar junto com elas o próximo encontro.

9-RECURSOS: Utilizaremos dos materiais adequados e disponíveis pela Instituição e pelas estagiárias, para a realização da proposta de trabalho. Os materiais são: TNT, Baú em forma de elefante, cd de música, aparelho de som e notebook, papel pardo, pincel atômico, tijolo, remo de papelão, cavalo de garrafa pet, travesseiro, flor em E.V.A, corda e máquinas fotográficas.

10-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: As atividades serão realizadas na sala de vídeo, na qual no primeiro momento será feito uma rodinha de conversa com todas as crianças, e no quarto momento dividiremos as crianças em três grupos, para a realização da dramatização da música.

11-AVALIAÇÃO: Durante todo o processo de desenvolvimento das vivencias, serão observadas as formas como as crianças se interagem umas com as outras, suas curiosidades, seus interesses e participação nas metodologias propostas, suas concepções do brincar, de forma que possam se expressar por meio da troca de conhecimentos e do diálogo.


12-REAVALIANDO O DIA:
Esse registro será feito ao final de cada dia!


13-FONTES DE CONSULTAS: A música “o pano encantado” foi retirado do site youtube e escolhido através de um curso de aperfeiçoamento de professores ministrado na cidade de Goianira, Jornada Pedagógica, no qual uma das estagiárias participou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário