PLANEJAMENTO
DIÁRIO - CRECHE
1-
ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS: Giselly Brasil Xavier
Juviliana Moreira Paula
Natalia de Vasconcelos Saraiva
Vanessa Nunes Camargo
2-
PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva
Pessoni Santos
3-
INSTITUIÇÃO
EDUCATIVA:
Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira
4- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Jardins
I e II
5- DATA: 04 de setembro de 2013
6-
JUSTIFICATIVA:
Entendemos que a
educação infantil deve possibilitar o desenvolvimento das múltiplas dimensões
da criança. Para tanto, partimos do principio que a criança é um sujeito ativo
e afetivo que produz sentido sobre o mundo, mas para isso ela precisa ser
permanentemente instigada em seu meio social no qual está mergulhada. A
proposta deste trabalho busca por meio do diálogo, do debate, das trocas de
conhecimentos, das brincadeiras desenvolver e valorizar as múltiplas formas de
se expressar das crianças.
7-
OBJETIVOS:
ü Incentivar
as crianças a se manifestarem por meio de múltiplas linguagens;
ü Considerar
as vozes das crianças como elementos estruturantes da condução e recondução do
trabalho;
ü Propiciar
as crianças participação ativa no caminho de investigação e descoberta dos
conhecimentos;
ü Incentivar
a prática do diálogo, do respeito das ideias e opiniões dos outros;
ü Instigar
a análise e formulações de ideias.
8-
ASSUNTOS
– ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:
1º
momento: Em uma rodinha de conversa será realizada a
apresentação do grupo de estágio às crianças, no qual, será exposto o nome das
estagiárias e o local que mais gostamos de passear, da mesma forma as crianças
farão;
2º momento: Apresentaremos uma paródia
da música: “o elefante trombinha”, no qual iremos expor os objetos mencionados
na música: “o pano encantado”;
3º
momento: Vamos juntos com as crianças explorar os objetos mencionados
na música e registrar a escrita em um papel pardo de cada um deles;
4º
momento: As crianças serão convidadas a dramatizar a música
utilizando os tapetes de TNT.
Fechamento
do dia: Sentar novamente com as crianças, avaliar as
experiências vivenciadas e planejar junto com elas o próximo encontro.
9-RECURSOS:
Utilizaremos
dos materiais adequados e disponíveis pela Instituição e pelas estagiárias,
para a realização da proposta de trabalho. Os materiais são: TNT, Baú em forma
de elefante, cd de música, aparelho de som e notebook, papel pardo, pincel atômico,
tijolo, remo de papelão, cavalo de garrafa pet, travesseiro, flor em E.V.A,
corda e máquinas fotográficas.
10-ORGANIZAÇÃO
DO ESPAÇO: As atividades serão realizadas na sala
de vídeo, na qual no primeiro momento será feito uma rodinha de conversa com
todas as crianças, e no quarto momento dividiremos as crianças em três grupos,
para a realização da dramatização da música.
11-AVALIAÇÃO:
Durante
todo o processo de desenvolvimento das vivencias, serão observadas as formas
como as crianças se interagem umas com as outras, suas curiosidades, seus
interesses e participação nas metodologias propostas, suas concepções do
brincar, de forma que possam se expressar por meio da troca de conhecimentos e
do diálogo.
12-REAVALIANDO
O DIA:
Esse
registro será feito ao final de cada dia!
13-FONTES
DE CONSULTAS: A música “o pano encantado” foi retirado
do site youtube e escolhido através de um curso de aperfeiçoamento de
professores ministrado na cidade de Goianira, Jornada Pedagógica, no qual uma
das estagiárias participou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário