domingo, 6 de outubro de 2013

Projeto Coletivo de Estágio

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
CURSO DE PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL I

GISELLY BRASIL XAVIER
JUVILIANA MOREIRA PAULA
NATALIA DE VASCONCELOS SARAIVA
VANESSA NUNES CAMARGO





VIAJANDO POR NOVOS CAMINHOS









Inhumas
Junho/2013


GISELLY BRASIL XAVIER
JUVILIANA MOREIRA PAULA
NATALIA DE VASCONCELOS SARAIVA
VANESSA NUNES CAMARGO






VIAJANDO POR NOVOS CAMINHOS



Projeto Coletivo de Estágio, referente à disciplina Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil I, relativa ao 3º Ano do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas, sob a orientação da professora Lindalva Pessoni Santos.







Inhumas

 
Junho/ 2013


Apresentação

O Estágio é de suma importância para a formação de profissionais capacitados e aptos para o trabalho com crianças. Pimenta e Gonçalves (2005/2006 p. 13) “consideram que a finalidade do estágio é a de proporcionar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará”. Sabe-se que a Educação Infantil é uma etapa imprescindível para o desenvolvimento das crianças, na construção de sua identidade e autonomia.
A partir dessa visão, pensou-se na elaboração deste Projeto Coletivo de Estágio, este surgiu da necessidade de se ter uma base comum, sólida,para a elaboração dos Projetos de Intervenção no Estágio II. Para isso partiremosdos mesmos princípios e fundamentos teóricos com perspectiva de solidificar e consolidar objetivos comuns no desenvolvimento do trabalho junto às crianças.
Este Projeto Coletivo de Estágio é, portanto, resultado dos estudos e discussões realizados nas disciplinas Atividades de Orientação em Docência na Educação Infantil I e Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil I, mediadas pela professora Lindalva Pessoni Santos. A partir dele, elaboraremos, no Estágio II, o Projeto de Intervenção para ser desenvolvido nas instituições campo: creche e pré-escola, no segundo semestre de 2013.   Pode-se afirmar metaforicamente que trata-se de um guia, que orientará os rumos coletivos de quatro grupos de estagiárias, do Curso de Pedagogia, da UEG - Unidade de Inhumas, buscando assegurar unidade na elaboração e desenvolvimento dos Projetos de Intervenção, no Estágio II.
           Tendo em vista que o estágio é composto de observação, reflexão e aproximação do campo profissional, utilizamos desses momentos e da compreensão da indissociabilidade entre teoria e prática para projetamos uma proposta que leve em consideração as novas concepções da educação infantil. Segundo Pimenta e Lima (2005/2006, p. 7):
Para desenvolver essa perspectiva, é necessário explicitar-se os conceitos de prática e de teoria e como compreendemos a superação da fragmentação entre elas a partir do conceito de práxis, o que aponta para o desenvolvimento do estágio como uma atitude investigativa que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade [...].
             Consideramos, dessa forma, que este projeto é uma abertura para amplas possibilidades no campo da educação infantil, ao levar em conta as novas orientações norteadoras desta, que é a primeira etapa da educação básica. De acordo com DCNEI (2010), o atendimento em creches e pré-escolas como direito das crianças garantido na Constituição de 1988 fez com que a Educação Infantil passasse a viver um intenso processo de revisão de concepções sobre como deve ser a educação em espaços coletivos, bem como passou-se a discutir a seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças. 
            O que se busca, portanto, neste projeto, é a sistematização de uma base sólida que edifique um trabalho tendo em vista a superação de grandes desafios como: levar em consideração as características, interesses e necessidades dos grupos observados em tão pouco tempo; aglutinar o real com o que se deseja alcançar; reinventar os espaços físicos e os recursos materiais; romper, sem causar estardalhaços, as concepções cristalizadas sobre as especificidades da infância e da própria educação infantil que se fazem presente nos campos de estágio.


Justificativa

O projeto é uma ação direcionada ao futuro, em que procura-se ampliar as possibilidades de aprimorar os conhecimentos alcançados através das vivências, discussões e estudos teóricos.  Sendo assim, este Projeto Coletivo surgiu de trocas de conhecimentos, experiências e observações com uma ação direcionada e devidamente planejada para que alcancemos objetivos comuns.
 Segundo Barbosa e Horn (2008, p. 34):
Os projetos são um dos muitos modos de organizar as práticas educativas. Eles indicam uma ação intencional, planejada coletivamente, que tenha alto valor educativo, com uma estratégia concreta e consciente, visando a obtenção de determinado alvo.

Diante dos estudos realizados e das vivências nos campos de estágio, pôde-se perceber a necessidade de discutir e reestruturar as práticas pedagógicas que tem sido empreendidas com as crianças nas creches e pré-escola, visto que observamos a nítida separação que se faz entre cuidar e educar, como se fosse momentos distintos, além de reduzir o “pedagógico” a  atividades pouco significativas que se centram basicamente  em datas comemorativas com uma tendência conteudista. A partir dessas análises e das propostas das disciplinas Atividades de Orientação em Docência na Educação Infantil I e Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil I, é que surgiu a necessidade da elaboração deste Projeto Coletivo de Estágio que servirá de norte para a elaboração dos Projetos de Intervenção, no Estágio II. Segundo Barbier (apud BARBOSA e HORN, 2008, p.33), “o projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma ideia a transformar em ato.”   
A partir dessas reflexões e da opção de estruturar os Projetos de Intervenção a partir dos fundamentos de projetos pedagógicos é que se fez necessário compreender e delinear uma proposta coletiva que mesmo sendo desenvolvida de diferentes maneiras, levando em consideração as especificidades de cada agrupamento e do próprio grupo de estagiarias, terá em comum as mesmas concepções e diretrizes que garantirão a defesa e a efetivação de uma educação que realmente reconheça a criança como protagonista e co-autora do seu desenvolvimento e aprendizagem. Conforme Barbosa e Horn (2008) projeto pedagógico é uma possibilidade de ampliar o universo das crianças, pelo fato de contemplar uma visão multifacetada do processo de ensino, aprendizagem, organização de espaço, das informações, além de ser uma forma criativa e inovadora tanto para os pequenos como para os professores, estabelecendo ricas relações, construtivas e significativas para todos que buscam o conhecimento, pelo fato de estes não serem imutáveis.               
A construção do Projeto Coletivo de Estágio é uma busca de garantir unidade, de consolidar uma base de sustentação comum aos grupos de estágio para a futura elaboração dos Projetos de Intervenção, assegurando assim, um trabalho coeso, que atenda realmente as especificidades da Educação Infantil e esteja coerente com as orientações norteadoras que estão elencadas na Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI).
As DCNEI definem a criança como sujeito histórico e de direitos que constrói sua identidade pessoal e coletiva, que brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, questiona, enfim produz cultura. Para contemplar esse universo, as Diretrizes definem o currículo como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental e científico, de modo a promover o desenvolvimento integral das crianças.
Tendo como fundamentos as Diretrizes, os estudiosos e defensores da Educação infantil, as discussões e as observações investigativas nos campos de estagio, os projetos de trabalho, que futuramente serão elaborados deverão contemplar vivencias e experiências que desafiem as crianças, que as tornem críticas, autônomas e ativas, que as levem a se expressarem livremente, ampliando o universo de conhecimento ao qual estão inseridas. Portanto, este Projeto Coletivo de Estágio tem como função garantir aos grupos de estagiárias os mesmos fundamentos edificantes para a elaboração e desenvolvimento de seus Projetos de Intervenção. Para sintetizar a visão que os grupos de estágioconstruíram sobre o que é a criança e consequentemente de como ela é concebida na pedagogia de projeto, Barbosa e Horn (2008, p. 87) contribuem da seguinte maneira:
A pedagogia de projetos vê a criança como um ser capaz, competente, com um imenso potencial e desejo de crescer. Alguém que se interessa, pensa, dúvida, procura soluções, tenta outra vez, quer compreender o mundo a sua volta e dele participar, alguém aberto ao novo a ao diferente. Para as crianças, a metodologia de projetos oferece o papel de protagonista das suas aprendizagens, de aprender em sala de aula, para além dos conteúdos, os diversos procedimentos de pesquisa, organização e expressão dos conhecimentos.   
            Os projetos pedagógicos, no Estágio II, provavelmente serão formulados de diferentes maneiras, receberão diferentes contornos, conforme os interesses e as necessidades do grupo de crianças, contudo não seperderá de vista que as crianças são protagonistas e precisam estar engajadas na construção do seu conhecimento e no desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas habilidades.                                                                                                                                     


Objetivos
  • Edificar uma base comum que contemple os mesmos princípios e fundamentos da Educação Infantil para a construção e desenvolvimento dos Projetos de Intervenção no Estágio II;
  • Compreender que qualquer proposta de trabalho para a Educação Infantil deve ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira com a finalidade de ampliar as experiências das crianças.


Metodologia
            O processo metodológico para a elaboração desse projeto se deu a partir de discussões e reflexões teóricas acerca das concepções de infância e de Educação Infantil realizadas em sala de aula nas disciplinas de Orientação em Docência na Educação Infantil I e Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil I. Ao mesmo tempo, vivenciamos diversas experiências de observação e coleta de dados nas instituições de Educação Infantil: creche e pré-escola.
            Cada grupo de estagiárias observou e registrou as concepções e práticas norteadas nos campos de estágio por durante cinco vivências nos meses de março e abril na creche e nos meses de abril e maio na pré-escola, totalizando 60 horas de observação.


Recursos
·       Discussões teóricas realizadas em sala de aula;
·       Os registros da realidade pedagógica no campo de estágio;
·       Os autores e estudiosos da Educação Infantil;
·       Filmes.
Em relação ao futuro Projeto de Intervenção serão levantados, de maneira minuciosa, os recursos a serem utilizados, levando em consideração os materiais adequados e disponíveis, os espaços físicos que cada campo de estágio dispõe e também a colaboração das pessoas envolvidas: estagiárias, professora orientadora e professores dos campos.


Culminância
O Projeto Coletivo de Estágio é a base de sustentação para a elaboração dos Projetos de Intervenção que serão desenvolvidos no Estágio II. Sendo assim, a culminância deste projeto se dará somente ao final do Estágio II, no segundo semestre de 2013.


 Avaliação
A avaliação acontecerá durante a elaboração e desenvolvimento dos Projetos de Intervenção nos campos de estágio: creche e pré-escola no Estágio II. A avaliação constará de reflexões constantes do trabalho junto aos grupos de crianças ao longo do desenvolvimento dos Projetos de Intervenção, tendo como parâmetro a coerência entre as concepções defendidas e as práticas empreendidas. Na verdade o processo avaliativo constituirá de duas vertentes: uma direcionada a acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e a outra de qualificar nossa prática pedagógica com a finalidade de redirecionar nossa caminhada sempre que se fizer necessário


Referências
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. MEC, 2010.
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário