UNIVERSIDADE ESTADUAL DE
GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE
INHUMAS
CURSO DE PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL I
GISELLY
BRASIL XAVIER
JUVILIANA
MOREIRA PAULA
NATALIA
DE VASCONCELOS SARAIVA
VANESSA
NUNES CAMARGO
VIAJANDO
POR NOVOS CAMINHOS
Inhumas
Junho/2013
GISELLY
BRASIL XAVIER
JUVILIANA
MOREIRA PAULA
NATALIA
DE VASCONCELOS SARAIVA
VANESSA
NUNES CAMARGO
VIAJANDO
POR NOVOS CAMINHOS
Projeto Coletivo de Estágio, referente à disciplina
Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil I, relativa ao 3º Ano
do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás – Unidade
Universitária de Inhumas, sob a orientação da professora Lindalva Pessoni
Santos.
Inhumas
|
Junho/ 2013
Apresentação
O Estágio é de suma
importância para a formação de profissionais capacitados e aptos para o
trabalho com crianças. Pimenta e Gonçalves (2005/2006 p. 13) “consideram que a
finalidade do estágio é a de proporcionar ao aluno uma aproximação à realidade
na qual atuará”. Sabe-se que a Educação Infantil é uma etapa imprescindível
para o desenvolvimento das crianças, na construção de sua identidade e
autonomia.
A partir dessa visão,
pensou-se na elaboração deste Projeto Coletivo de Estágio, este surgiu da
necessidade de se ter uma base comum, sólida,para a elaboração dos Projetos de
Intervenção no Estágio II. Para isso partiremosdos mesmos princípios e
fundamentos teóricos com perspectiva de solidificar e consolidar objetivos
comuns no desenvolvimento do trabalho junto às crianças.
Este Projeto Coletivo
de Estágio é, portanto, resultado dos estudos e discussões realizados nas
disciplinas Atividades de Orientação em Docência na Educação Infantil I e
Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil I, mediadas pela
professora Lindalva Pessoni Santos. A partir dele, elaboraremos, no Estágio II,
o Projeto de Intervenção para ser desenvolvido nas instituições campo: creche e
pré-escola, no segundo semestre de 2013.
Pode-se afirmar metaforicamente que trata-se de um guia, que orientará os
rumos coletivos de quatro grupos de estagiárias, do Curso de Pedagogia, da UEG
- Unidade de Inhumas, buscando assegurar unidade na elaboração e
desenvolvimento dos Projetos de Intervenção, no Estágio II.
Tendo em vista que o estágio é
composto de observação, reflexão e aproximação do campo profissional,
utilizamos desses momentos e da compreensão da indissociabilidade entre teoria
e prática para projetamos uma proposta que leve em consideração as novas
concepções da educação infantil. Segundo Pimenta e Lima (2005/2006, p. 7):
Para
desenvolver essa perspectiva, é necessário explicitar-se os conceitos de
prática e de teoria e como compreendemos a superação da fragmentação entre elas
a partir do conceito de práxis, o que aponta para o desenvolvimento do estágio
como uma atitude investigativa que envolve a reflexão e a intervenção na vida
da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade [...].
Consideramos, dessa forma, que
este projeto é uma abertura para amplas possibilidades no campo da educação
infantil, ao levar em conta as novas orientações norteadoras desta, que é a
primeira etapa da educação básica. De acordo com DCNEI (2010), o atendimento em
creches e pré-escolas como direito das crianças garantido na Constituição de
1988 fez com que a Educação Infantil passasse a viver um intenso processo de
revisão de concepções sobre como deve ser a educação em espaços coletivos, bem
como passou-se a discutir a seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas
mediadoras da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças.
O que se busca, portanto, neste
projeto, é a sistematização de uma base sólida que edifique um trabalho tendo
em vista a superação de grandes desafios como: levar em consideração as
características, interesses e necessidades dos grupos observados em tão pouco
tempo; aglutinar o real com o que se deseja alcançar; reinventar os espaços
físicos e os recursos materiais; romper, sem causar estardalhaços, as
concepções cristalizadas sobre as especificidades da infância e da própria
educação infantil que se fazem presente nos campos de estágio.
Justificativa
O projeto é uma ação
direcionada ao futuro, em que procura-se ampliar as possibilidades de aprimorar
os conhecimentos alcançados através das vivências, discussões e estudos
teóricos. Sendo assim, este Projeto
Coletivo surgiu de trocas de conhecimentos, experiências e observações com uma
ação direcionada e devidamente planejada para que alcancemos objetivos comuns.
Segundo Barbosa e Horn (2008, p. 34):
Os projetos são
um dos muitos modos de organizar as práticas educativas. Eles indicam uma ação
intencional, planejada coletivamente, que tenha alto valor educativo, com uma
estratégia concreta e consciente, visando a obtenção de determinado alvo.
Diante dos estudos
realizados e das vivências nos campos de estágio, pôde-se perceber a
necessidade de discutir e reestruturar as práticas pedagógicas que tem sido
empreendidas com as crianças nas creches e pré-escola, visto que observamos a
nítida separação que se faz entre cuidar e educar, como se fosse momentos
distintos, além de reduzir o “pedagógico” a
atividades pouco significativas que se centram basicamente em datas comemorativas com uma tendência
conteudista. A partir dessas análises e das propostas das disciplinas
Atividades de Orientação em Docência na Educação Infantil I e Estágio
Supervisionado em Docência na Educação Infantil I, é que surgiu a necessidade
da elaboração deste Projeto Coletivo de Estágio que servirá de norte para a
elaboração dos Projetos de Intervenção, no Estágio II. Segundo Barbier (apud
BARBOSA e HORN, 2008, p.33), “o projeto não é uma simples representação do
futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia; é o futuro a fazer, um amanhã a
concretizar, um possível a transformar em real, uma ideia a transformar em
ato.”
A partir dessas
reflexões e da opção de estruturar os Projetos de Intervenção a partir dos
fundamentos de projetos pedagógicos é que se fez necessário compreender e
delinear uma proposta coletiva que mesmo sendo desenvolvida de diferentes
maneiras, levando em consideração as especificidades de cada agrupamento e do
próprio grupo de estagiarias, terá em comum as mesmas concepções e diretrizes
que garantirão a defesa e a efetivação de uma educação que realmente reconheça a
criança como protagonista e co-autora do seu desenvolvimento e aprendizagem.
Conforme Barbosa e Horn (2008) projeto pedagógico é uma possibilidade de
ampliar o universo das crianças, pelo fato de contemplar uma visão
multifacetada do processo de ensino, aprendizagem, organização de espaço, das
informações, além de ser uma forma criativa e inovadora tanto para os pequenos
como para os professores, estabelecendo ricas relações, construtivas e
significativas para todos que buscam o conhecimento, pelo fato de estes não
serem imutáveis.
A construção do Projeto
Coletivo de Estágio é uma busca de garantir unidade, de consolidar uma base de
sustentação comum aos grupos de estágio para a futura elaboração dos Projetos
de Intervenção, assegurando assim, um trabalho coeso, que atenda realmente as
especificidades da Educação Infantil e esteja coerente com as orientações
norteadoras que estão elencadas na Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009
que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI).
As DCNEI definem a
criança como sujeito histórico e de direitos que constrói sua identidade
pessoal e coletiva, que brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa,
experimenta, questiona, enfim produz cultura. Para contemplar esse universo, as
Diretrizes definem o currículo como um conjunto de práticas que buscam
articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que
fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental e científico, de modo
a promover o desenvolvimento integral das crianças.
Tendo como fundamentos
as Diretrizes, os estudiosos e defensores da Educação infantil, as discussões e
as observações investigativas nos campos de estagio, os projetos de trabalho,
que futuramente serão elaborados deverão contemplar vivencias e experiências
que desafiem as crianças, que as tornem críticas, autônomas e ativas, que as
levem a se expressarem livremente, ampliando o universo de conhecimento ao qual
estão inseridas. Portanto, este Projeto Coletivo de Estágio tem como função
garantir aos grupos de estagiárias os mesmos fundamentos edificantes para a
elaboração e desenvolvimento de seus Projetos de Intervenção. Para sintetizar a
visão que os grupos de estágioconstruíram sobre o que é a criança e
consequentemente de como ela é concebida na pedagogia de projeto, Barbosa e
Horn (2008, p. 87) contribuem da seguinte maneira:
A pedagogia de projetos
vê a criança como um ser capaz, competente, com um imenso potencial e desejo de
crescer. Alguém que se interessa, pensa, dúvida, procura soluções, tenta outra
vez, quer compreender o mundo a sua volta e dele participar, alguém aberto ao
novo a ao diferente. Para as crianças, a metodologia de projetos oferece o
papel de protagonista das suas aprendizagens, de aprender em sala de aula, para
além dos conteúdos, os diversos procedimentos de pesquisa, organização e
expressão dos conhecimentos.
Os projetos pedagógicos, no Estágio
II, provavelmente serão formulados de diferentes maneiras, receberão diferentes
contornos, conforme os interesses e as necessidades do grupo de crianças,
contudo não seperderá de vista que as crianças são protagonistas e precisam
estar engajadas na construção do seu conhecimento e no desenvolvimento e
aperfeiçoamento de suas habilidades.
Objetivos
- Edificar uma base comum que contemple os mesmos princípios e fundamentos da Educação Infantil para a construção e desenvolvimento dos Projetos de Intervenção no Estágio II;
- Compreender que qualquer proposta de trabalho para a Educação Infantil deve ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira com a finalidade de ampliar as experiências das crianças.
Metodologia
O processo
metodológico para a elaboração desse projeto se deu a partir de discussões e
reflexões teóricas acerca das concepções de infância e de Educação Infantil
realizadas em sala de aula nas disciplinas de Orientação em Docência na
Educação Infantil I e Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil
I. Ao mesmo tempo, vivenciamos diversas experiências de observação e coleta de
dados nas instituições de Educação Infantil: creche e pré-escola.
Cada
grupo de estagiárias observou e registrou as concepções e práticas norteadas
nos campos de estágio por durante cinco vivências nos meses de março e abril na
creche e nos meses de abril e maio na pré-escola, totalizando 60 horas de
observação.
Recursos
· Discussões
teóricas realizadas em sala de aula;
· Os
registros da realidade pedagógica no campo de estágio;
· Os
autores e estudiosos da Educação Infantil;
· Filmes.
Em
relação ao futuro Projeto de Intervenção serão levantados, de maneira
minuciosa, os recursos a serem utilizados, levando em consideração os materiais
adequados e disponíveis, os espaços físicos que cada campo de estágio dispõe e
também a colaboração das pessoas envolvidas: estagiárias, professora
orientadora e professores dos campos.
Culminância
O
Projeto Coletivo de Estágio é a base de sustentação para a elaboração dos
Projetos de Intervenção que serão desenvolvidos no Estágio II. Sendo assim, a
culminância deste projeto se dará somente ao final do Estágio II, no segundo
semestre de 2013.
Avaliação
A
avaliação acontecerá durante a elaboração e desenvolvimento dos Projetos de
Intervenção nos campos de estágio: creche e pré-escola no Estágio II. A
avaliação constará de reflexões constantes do trabalho junto aos grupos de
crianças ao longo do desenvolvimento dos Projetos de Intervenção, tendo como
parâmetro a coerência entre as concepções defendidas e as práticas
empreendidas. Na verdade o processo avaliativo constituirá de duas vertentes:
uma direcionada a acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e a
outra de qualificar nossa prática pedagógica com a finalidade de redirecionar
nossa caminhada sempre que se fizer necessário
Referências
BARBOSA,
Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na
educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRASIL,
Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. MEC,
2010.
PIMENTA,
Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista
Poíesis -Volume 3, Números
3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.
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