domingo, 6 de outubro de 2013

Projetos Pedagógicos na Educação Infantil


Unidade Universitária de Inhumas
Curso: Licenciatura em Pedagogia- 3º ano/ 5º Período
Disciplina: Atividades de Orientação I
Professora: Lindalva Pessoni
Acadêmicas: Giselly Brasil Xavier
Juviliana Moreira
Natália de Vasconcelos Saraiva
Vanessa Camargo




Projetos Pedagógicos na Educação Infantil
Maria Carmen Silveira Barbosa
Maria da Graça Souza Horn


Capítulo 07 – Comunidade de Aprendizagem (pág.85)
Capítulo 08 – As Marcas Deixadas no Caminho (pág.93)



Roteiro de Apresentação
Ø  Introdução dos capítulos: 19h10min;
Ø  Paródia: 19h20min;
Ø  Painel Integrado- 1º Momento.
Debate sobre a temática: 19h30min;

Comunidade de Aprendizagem (cap.07 )
·         O Professor na Pedagogia de Projetos; As crianças e o grupo na Pedagogia de Projetos (págs. 85 á 88)            Taynara, Jéssica e Rhayany
·         As Famílias e a Comunidade (págs.89 á 92) England, Adrielly eCaroliny

As Marcas Deixadas no Caminho (cap.08)
·         Como e para Onde Andamos (págs.93 á 96)            Tânia, Rosana e Eurides
·         A Avaliação na Educação Infantil (págs. 97 á 101)Lindalva, Rosimeire,Pollyanae Keyla

Ø  Painel Integrado-2º Momento
Nova composição dos grupos: 20h00min
Ø  Intervalo: 20h50min
Ø  Dinâmica: A técnica da Dramatização e Jogo da Mímica: 21h00min
Ø  Momento destinado para as discussões e avaliações: 21h40min.

Referências Bibliográficas


BARBOSA, Maria Carmen Silveirae HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre, Artmed Editora; S.A 2008.

Cavalinho feito com prendedores 

Na segunda vivência da creche, realizamos uma oficina de arte com as crianças e montamos o cavalinho, porém o material usado foi o papelão, tintas na cor marrom, lã da mais grossa prendedores, olhinhos e cola.
Foi um momento maravilhoso, de bastante alegria e muitas brincadeiras com o objeto construído!




Planejamento Diário (Creche - 4º vivência)


http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT5wDZqvA6AEuCx3zK_lFG-EoWo2wJ_LFlBcJhZkeAzzslH0YsV
                                                          
                                                   PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1-      ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:   Giselly Brasil Xavier
                Juviliana Moreira Paula
                Natalia de Vasconcelos Saraiva
                Vanessa Nunes Camargo

2-      PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos

3-      INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira

4-      IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Jardins I e II

5-      DATA: 25 de setembro de 2013

6-      PROJETO: VIAJANDO POR NOVOS CAMINHOS COM A TURMA DO JARDIM

7-      JUSTIFICATIVA:
A criança apreende os conhecimentos pelas interações socioculturais e pelas múltiplas linguagens que lhes são proporcionadas. Um ambiente educativo rígido, uno, centrado na visão do adulto dificilmente permite a criança explorá-lo e reinventá-lo, reduzindo os conhecimentos a um repasse de informações. Com a perspectiva de contrapor esse modo de conceber e organizar a prática pedagógica na educação infantil pretende-se criar um ambiente aberto ao diálogo e propício às interações, prazeroso e agradável que desperte a imaginação e curiosidade nas crianças. Para isso serão inseridos novos conhecimentos por meio de objetos, informações, situações com o intuito de ampliar o universo das crianças; a intenção é suscitar questionamentos, debates e um campo de novas possiblidades.

8-OBJETIVOS:

ü    Ampliar os conhecimentos das crianças através do que lhe dá prazer;
ü    Despertar a imaginação e a curiosidade nas crianças sobre novos objetos;
ü    Desenvolver a criatividade;
ü    Desenvolver a coordenação motora fina;
ü    Promover a socialização;
ü    Instigar a análise e formulações de ideias.


9-    ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:
1º momento: Será apresentada a continuação da história: As aventuras do elefante Trombinha no qual se passará no Rio de Janeiro.
2º momento: Apresentaremos em slides tudo que foi realizado durante os encontros com as crianças.
3º momento: As crianças serão convidadas para se caracterizarem para a festa de carnaval fora de época.
4º momento: Encenação da música O Pano Encantado utilizando os tapetes de TNT.
CULMINÂNCIA: Festa de carnaval fora de época e brincadeiras.

10- RECURSOS:

 Os materiais a serem utilizados para a realização da proposta de trabalho serão disponibilizados por nós, estagiárias. Os materiais são: fantoches, papel cartão, balões, fitilhos, espelho, TNT, tinta, televisão, notebook, cd’s, aparelho de som, máquina fotográfica.

11-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:

As atividades serão realizadas na sala de vídeo. Este espaço será decorado com balões e fitilhos, no qual apresentaremos a continuação da história “As aventuras do elefante Trombinha”, um espelho será colocado em um canto, para as crianças se prepararem e se verem para festa final no trio elétrico. Ficará também um espaço livre para a dramatização da música “O Pano Encantado”.


12-AVALIAÇÃO:

Será realizada ao longo da proposta de trabalho; centrará principalmente na observação da expressão de cada criança, nos sorrisos, nos movimentos, nas falas emitidas, nas relações estabelecidas.  A criatividade e habilidades serão avaliadas por meio das brincadeiras e interações uns com os outros.


13-REAVALIANDO O DIA:
Esse registro será feito ao final de cada dia!


14-FONTES DE CONSULTAS:

As músicas para o momento da festa serão retiradas do site: www.youtube.com, e os para os outros momentos serão de produção própria.

Planejamento Diário (Creche - 3º vivência)


http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT5wDZqvA6AEuCx3zK_lFG-EoWo2wJ_LFlBcJhZkeAzzslH0YsV
                                                          
                                                   PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1-      ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:   Giselly Brasil Xavier
                Juviliana Moreira Paula
                Natalia de Vasconcelos Saraiva
                Vanessa Nunes Camargo

2-      PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos

3-      INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira

4-      IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Jardins I e II

5-      DATA: 16 de setembro de 2013

6-      PROJETO: VIAJANDO POR NOVOS CAMINHOS

7-      JUSTIFICATIVA:
A brincadeira e o brinquedo fazem parte da construção da aprendizagem da criança. Situações lúdicas proporcionam momentos agradáveis, prazerosos e de rica troca de conhecimentos que contribuem com o desenvolvimento humano nas diferentes dimensões, dentre elas sócio afetiva, cognitiva e físico motor. Através das experiências que iremos realizar pretendemos aguçar a curiosidade e imaginação, a interação entre elas, a autonomia desafiando as crianças, possibilitando descobertas e novas aprendizagens por meio do lúdico e de oficina de arte.
A partir dos interesses demonstrados novamente pelas crianças na segunda vivência pelos mesmos objetos citados na primeira vivência, trabalharemos os demais elementos mencionados na música “O pano encantado” que foram o barco, a ponte e o trio elétrico. Neste encontro, o trabalho terá por foco a figura do barco e da ponte.

8-OBJETIVOS:

ü  Incentivar as crianças a se manifestarem por meio de múltiplas linguagens;
ü  Promover a socialização das crianças;
ü  Desenvolver coordenação motora fina;
ü  Propiciar as crianças o prazer de ser protagonista na construção de seu conhecimento;
ü  Instigar a análise e formulação de novos conceitos.


9-    ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:
1º momento: Em uma rodinha de conversa será apresentada as crianças, várias imagens de pontes e barcos.
 2º momento: Apresentaremos uma nova aventura do elefante Trombinha e as amigas palhacinhas com um saco mágico, onde será trabalhado o barco e a ponte.
3º momento: Todos juntos irão confeccionar um barco e realizar colagem no mesmo.
4º momento: Será realizada com as crianças a brincadeira do barco na água.
5º momento: As crianças serão convidadas a dramatizar a música utilizando os tapetes de TNT.
Fechamento do dia: Sentar novamente com as crianças, avaliar as experiências vivenciadas e planejar junto com elas o próximo encontro.

10- RECURSOS:

 Para a realização da presente proposta de trabalho, utilizaremos dos seguintes materiais: fantoche para dar continuidade à história, saco de TNT, bacias plásticas, papel cartão, palitos de churrasco, jornais, folhas de papel sulfite, cola, tesoura, CDs, aparelho de som, notebook e máquinas fotográficas.


11-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:

As atividades serão realizadas na sala de vídeo, na qual será apresentado a continuação da história “As viagens do elefante Trombinha” utilizando fantoches, também serão confeccionados barcos, com papel cartão e recortes de jornais. Bacias com água ficaram expostas no chão, para se brincar com os barquinhos. Para isso dividiremos as crianças em pequenos grupos, após haverá uma roda de conversa para avaliar juntamente com elas a prática do dia.


12-AVALIAÇÃO:

Acontecerá durante todo processo das práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças. Da forma que elas trocam conhecimentos umas com outras, do diálogo realizado entre elas, de suas expressões e reações, suas habilidades e dificuldades, interações com os objetos e com o meio que está sendo realizadas essas práticas.



13-REAVALIANDO O DIA:
Esse registro será feito ao final de cada dia!


14-FONTES DE CONSULTAS:

Os barquinhos no qual as crianças vão fazer a montagem e a colagem  foram tirados de <http://criatividadecomcarinho.blogspot.com.br/2012/01/sugestoes-para-marco.html>, Acesso em: 12 set.2013 e os barquinhos de dobradura, foram produções próprias.